4 dicas para começar uma coleção de arte

Você sonha em ter uma coleção de obras de arte, mas não sabe como começar? Afinal, que amante das artes nunca quis ser um bom colecionador de arte?


No blog desta semana, trazemos 4 dicas de ouro para você iniciar neste mundo. Se você já quis uma coleção de arte, essas dicas são para você!


  1. Pesquisa nunca é demais

Para começar em qualquer área, o passo inicial é a pesquisa. E com o colecionismo não seria diferente! O indicado é que você aprenda sobre arte e artistas no geral, para descobrir o tipo de arte que você gosta. 


Para isso, a melhor maneira é conhecer e pesquisar sobre o mundo da arte. Fale com outros colecionadores e artistas, aprenda sobre períodos, movimentos e estilos.


  1. Participe de eventos de arte e leilões

Visite galerias, museus e feiras de arte. Com o tempo, você desenvolverá um olhar crítico para a arte. Lembrando que esse conhecimento ajuda a contextualizar e entender as obras e o mercado da arte, mas não é um pré-requisito.


Você também pode aprender muito com os leilões de arte. Mesmo se você não for comprar, os leilões são ótimos espaços para entender tendências de preços e popularidade dos artistas.


A Galeria Ampliart realiza leilões online com frequência. É uma ótima oportunidade para se informar sobre esse mundo. 


  1. Foque em qualidade

Não adianta investir em muitas peças, mas que não fazem sentido, não se conectam entre si, ou não têm qualidade. 

 

Foque nisso: qualidade! Ela deve estar acima na sua decisão. É melhor colecionar devagar e com foco ao invés de se apressar e ter uma coleção meramente decorativa.


  1. Compre aquilo que você gosta e combina com você

Confie no seu coração e no seu instinto na hora de comprar uma obra. Lembre-se: você terá que viver com a obra de arte que comprou, então é melhor comprar obras que sejam do seu agrado pessoal.


E por último, mas não menos importante: não se desespere! Começar pode parecer difícil e devagar, mas o processo é assim mesmo. 


É importante ter em mente que não há maneira certa ou errada de comprar/colecionar arte. Mas esperamos que essas dicas ajudem nesse processo! 


Ampliart - Amplidão da Mente em Arte!

www.ampliart.com

contato.ampliart@soitic.com