Conheça a diferença entre arte moderna e contemporânea

A arte é uma forma de expressão que evolui constantemente ao longo do tempo, refletindo as mudanças sociais, culturais e tecnológicas que ocorrem ao nosso redor. Assim, diversos movimentos e correntes artísticas foram surgindo e influenciando gerações de artistas. Dois desses movimentos que geram frequentemente confusão são a arte moderna e a arte contemporânea. 


Neste artigo, vamos explorar as características e diferenças fundamentais entre esses dois estilos artísticos.


Arte moderna

A arte moderna refere-se a um período específico na história da arte que abrange aproximadamente do final do século XIX até meados do século XX. Esse período foi marcado por uma série de revoluções artísticas e experimentações que buscavam romper com as tradições e convenções estabelecidas. Artistas como Monet, Van Gogh, Picasso, Matisse e Tarsila do Amaral são considerados ícones da arte moderna, cada um com seu estilo único e inovador.


Arte contemporânea

Já a arte contemporânea é um termo amplo que abrange a produção artística atual, ou seja, a arte criada a partir do final do século XX até os dias de hoje. Diferente da arte moderna, a arte contemporânea não se limita a um único estilo ou movimento. Ela é caracterizada pela diversidade de formas, técnicas e mídias utilizadas pelos artistas para expressar suas ideias e conceitos. A arte contemporânea está sempre em diálogo com o contexto cultural, político e social do seu tempo, refletindo as questões e desafios enfrentados pela sociedade contemporânea.


Diferença

Uma diferença chave entre a arte moderna e contemporânea está na abordagem em relação à representação e à estética. A arte moderna frequentemente buscava representar o mundo de maneira objetiva e realista, mesmo que através de técnicas inovadoras. Já a arte contemporânea valoriza a subjetividade e a experimentação, desafiando as convenções estéticas e propondo novas formas de interpretação.


Em suma, a arte moderna e a arte contemporânea são dois momentos distintos na história da arte, cada um com suas próprias características e influências. Ambas contribuem para o enriquecimento cultural e o diálogo entre os artistas e o público. É através desse diálogo que a arte se renova e se reinventa, mantendo-se como uma forma de expressão vital e relevante em nossa sociedade contemporânea.


Acompanhe a Galeria Ampliart para mais conteúdos como esse! 

Ampliart - Amplidão da Mente em Arte!

www.ampliart.com

contato.ampliart@soitic.com