Se você é um colecionador ou investidor de arte, é mais do que essencial entender sobre certificações de obras.
Não se preocupe, a Galeria Ampliart está aqui para te ajudar. Vamos descobrir como funciona? Continue a leitura!
O que é certificação de obras?
Certificação de obras de arte é o documento formal que comprova total autoria do artista, atestando que aquela arte é verdadeira. Um certificado de arte pode conter todos os detalhes da obra, suas características, técnicas e até mesmo sua história, para que todos esses descritivos comprovem a credibilidade do trabalho feito pelo artista e que, na maioria das vezes, mantém ou valoriza a arte.
Infelizmente, vivemos em um momento onde as falsificações estão cada vez mais comuns, por isso, a pessoa ou instituição a qual certifica aquela obra, deve conhecer muito bem a história do artista, suas técnicas, estilos, fase da vida do artista na composição daquela obra. Nesse momento, vale também contar com uma perícia sobre a obra.
Por que ter uma obra certificada?
Não é necessário que a obra de arte tenha um certificado de autenticidade, porém obras certificadas são mais garantidas e valorizadas pelo mercado.
Alguns colecionadores reconhecem a veracidade de uma obra de arte, sem que a mesma tenha, sequer, um certificado. Isso é possível pela análise histórica, visual, olfativa e tátil da obra. Admitindo-se, assim, a veracidade da obra de arte e se realmente foi feita por aquele artista. Porém a certeza absoluta somente o próprio artista para comprovar.
Como alguns artistas estão mortos e não podem autenticar suas obras ou não autenticaram em vida, cabe a responsabilidade dessas certificações às instituições e/ou pessoas estudiosas sobre o artista ou próximas a ele que acompanharam sua jornada.
Quais são os tipos de certificação existentes?
Existem várias formas de identificar a autenticidade de uma obra de arte. As principais são: assinatura da obra de arte, certificado assinado pelo artista, certificado do instituto, certificado da família do artista, certificado de perícia, certificado de galeria e certificado de críticos de arte.
Conclusão
O mais importante no momento da compra de uma obra de arte é a sua satisfação em poder admirá-la, criticá-la ou fazer reflexões sobre ela.
A documentação ou certificação é algo que comprovará sua veracidade. Porém, todos os certificados emitidos que não forem do próprio artista, independente da certificadora, podem ser contestados por qualquer pessoa ou instituição, haja vista que o certificado em si é um mero documento redigido por terceiros com suas conclusões próprias.
Quer saber mais sobre o assunto? Baixe nosso e-Book.