A fotografia foi algo tão impactante na sociedade, que até o Vaticano já se reuniu para decidir se a recém inventada técnica era ou não uma forma de pecado. Dá pra acreditar?
No blog desta semana, trouxemos à tona a antiga discussão: a fotografia é uma forma de arte? Continue a leitura para descobrir!
Apesar de ter transformado o mundo, a fotografia sempre teve que provar ser digna de ser considerada arte.
Desde o início, o mundo da arte resistiu à ideia de que a fotografia poderia se tornar arte. Os pintores argumentavam que a fotografia era apenas um processo mecânico e que não era necessário nenhuma habilidade manual para fazer uma foto, ao contrário de uma pintura ou escultura.
Além disso, também afirmavam que a modalidade retirava o toque humano do processo de criação da imagem e, por isso, não poderia ser considerada uma arte.
No entanto, o sucesso da fotografia foi inevitável, já que oferecia às pessoas uma maneira acessível de criar obras realistas, detalhadas e fidedignas de si mesmas e de entes queridos. Imagens mais realistas do que os artistas podiam produzir.
Depois da chegada da Arte Conceitual, onde a ideia do artista vale mais que obra de arte em si, os meios de produção artística deixaram de ter tanta importância. Basta que a obra reflita a visão do artista para ser considerada como arte.
De todo modo, é inegável que o surgimento da fotografia alterou drasticamente o mundo da arte. Uma das consequências foi fazer com que a pintura procurasse outras formas de interpretação da realidade. Assim, os pintores sentiram-se obrigados a produzir imagens que a câmara fotográfica não conseguia registar. Como exemplo, podemos citar o cubismo e o expressionismo com suas imagens completamente distantes da representação da realidade.
A fotografia hoje
A fotografia hoje é considerada por muitos como uma forma de expressão corporal, arte e, principalmente, criatividade.
O que diferencia uma fotografia normal de uma fotografia artística é o conceito envolvido em sua produção. Quando se existe um conceito, a fotografia serve apenas como meio para expressar uma ideia.
Afinal, é ou não é arte?
Não há resposta definitiva para essa questão. Cabe analisar as opiniões a favor e contrárias. Vale lembrar que tudo pode ser arte, afinal, o que conta é a criatividade, o olhar do artista e a emoção que a obra causa nos espectadores!
Ampliart - Amplidão da Mente em Arte!