O que torna um artista profissional?

Você já se perguntou: o que torna a arte uma profissão? 


O Ministério da Cultura define um artista profissional como: 

“Um indivíduo que vive exclusivamente da produção artística ou cultural, seja por meio da venda de obras e/ou serviços artísticos ou pela prestação de consultorias e assessorias culturais."

Como em outras áreas, um profissional da arte não é aquele que meramente se dedica com paixão a uma determinada atividade. Muitas vezes, o artista tem formação em alguma área, como Artes Visuais, História da Arte, Ilustração etc. 

A diferença entre um amador e um artista profissional é fácil de se perceber: o profissional é regularmente pago para criar ou ensinar arte.

Embora não existam regras rígidas para se tornar um artista profissional, é preciso ter uma boa produção artística, conquistar espaço no mercado e ter um bom networking para se sustentar economicamente com a arte. Independentemente do quanto você tenha produzido até agora, é importante continuar investindo em sua carreira.


Boa produção artística

A boa produção artística é caracterizada por um alto padrão de qualidade e requer dedicação, paciência e perseverança. É preciso ter criatividade, sensibilidade e domínio técnico para alcançar o sucesso nesse mercado.


Dominar as técnicas de sua arte

Para dominar as técnicas de sua arte, é essencial estudar e praticar bastante. Procure se informar sobre os movimentos artísticos que influenciaram seu estilo, assim como sobre as técnicas que podem ser utilizadas para obter os resultados desejados. Pratique sempre que puder e busque feedback de outros artistas ou especialistas em sua área. Tenha paciência, pois a maior parte dos grandes artistas chegou ao sucesso após muitos anos de dedicação.


Conhecer o mercado

Conhecer o mercado da arte é fundamental para quem pretende obter lucros com esse tipo de atividade. É preciso estudar os artistas mais cotados, acompanhar as tendências e analisar as demandas do mercado para poder investir de forma inteligente.


Bom networking

No mundo da arte, o networking é essencial para que os artistas possam se conectar com outros profissionais e divulgar seus trabalhos. Além disso, é uma ótima forma de aprender mais sobre a indústria e fazer contatos importantes. Quem participa de eventos voltados para a arte, por exemplo, tem mais chances de ser reconhecido e ter sucesso na carreira.

Em suma, não existe um único fator que defina isso, mas sim uma combinação de aspectos. Acima de tudo, ter talento e dedicação é essencial para se alcançar esse objetivo. Além disso, é necessário estudar constantemente e aprender sobre as novas técnicas do mercado, construir uma rede de contatos sólida, ser criativo e inovador e, por fim, acreditar em si mesmo como artista.


Ampliart - Amplidão da Mente em Arte!

www.ampliart.com

contato.ampliart@soitic.com